2014/06/20

É um menino ou uma menina?

Até agora, o Júnior ainda não se mostrou à malta. Ainda não abriu a pernoca. Acontece também que a T. tem o útero invertido, pelo que o "alvo" está mais longe do scanner da ecografia e vê-se com mais dificudade. O "plano" é às 22 semanas o bebé já estar grande o suficiente para se ver sem problemas o que se passa por ali. Mas felizmente continua mexilhão e bem disposto. Cada vez que vamos à médica, vai ali uma rave do caraças e o bebé não pára de se mexer.

Até agora, temos ouvido todos os tipos de bitaite. A gata não se chega ao pé de ti, é menina, o gato não te larga, é menina. A tabela chinesa diz que é menino, a Senhora das unhas diz que é menino porque a T. tem acne, a Senhora do cabelo diz que é menino porque a barriga é grande e redonda. A amiga da T. diz que é menino porque ela tem cara de quem vai ter um menino. A minha mãe diz que é menino porque diz que é menino. O meu sogro diz que é menina porque ele é que manda e é uma menina. É assim a nossa vida. Cheia de bitaites. Uma alegria. Nós vamos rindo e dizendo que sim a tudo.

O meu feeling é inexistente. Sou honesto. Não faço puto de ideia se é um menino ou uma menina. Mas sei o que quero e é aqui que a porca torce o rabo. Porque o que eu quero, mas assim querer querer mesmo, é uma menina. Para a encher de roupas bonitas e coloridas, para a encher de mimos e de bonecas (Hello Kittys é que não...), para não ter que levar com as brutidades próprias dos meninos com 5 anos que não sabem medir muito bem a força que têm e que aleijam as pessoas com as suas brincadeirinhas e também porque sempre achei que era mais fácil educar de base uma menina que um menino. Mas depois começo a pensar e existe aquela cena lá para 2027 que é chamada de... ADOLESCÊNCIA! E aí... Vacilo. Estou a ser o mais sincero possível. Tenho medo de ter uma menina adolescente em casa. Porque os corpos começam a crescer, assim como as chamadas e as mensagens no telemóvel, bem como os galifões à porta de casa e eu não sou um homem conhecido pela sua eterna paciência e disponibilidade para "contornar" regras. E se eu gosto de coisas planeadas... Acrescente-se a isso que as roupas começam a diminuir. Fomos às compras com duas "primas" da T. no fim de semana e as roupas que elas escolhiam TINHAM que mostrar a barriga. Enquanto elas lá andavam pelos provadores, eu e a T. olhámos à volta e vimos outras que tais. Adolescentes a mostrarem as mamas! MESMO! E torcemos ambos o nariz. Pelo menos nisto estamos de acordo e isso é óptimo. Mas e se a criança não estiver e quiser usar exactamente aquilo ou pior? Fecho-a no armário? Um par de estalos e um colégio de freiras? Hell no! Eu sei bem o que se passa nos colégios de freiras. Porque já estive no mesmo hotel que as meninas de um colégio de freiras e foi A PUTA DA LOUCURA! Como é que eu descalço a bota?

Além disso, um menino tem outras vantagens. Tenho os brinquedos dos sobrinhos já cá em casa, no andar de baixo. Tenho uma mente mais maleável para ensinar. Tenho coisas mais simples para ensinar, porque são aquelas que me ensinaram a mim. Sei a 100% como funciona o corpo de um homem, mas apenas parcialmente como funciona o corpo de uma menina. Posso praticar desporto com um menino, especialmente na adolescência, quando os corpos forem mais parecidos (isto se eu emagrecer...), posso compreender melhor um menino na adolescência, porque eu fui um adolescente irrequieto (e de que maneira...), posso dar bons conselhos que o meu padrinho e os meus tios me deram quando eu tinha 14 ou 15 anos (o meu pai sempre me deu bons conselhos também, mas não nesse "âmbito"...), posso entender melhor os olhares e os amuos. Posso até emprestar-lhe roupa (novamente, se emagrecer). E quando chegar a fase em que ah e tal as miúdas, oh meu amigo. Tens um pai com a escola toda. Que te pode dizer muita coisa que eu sei que não queres ouvir, mas que precisas de ouvir para não seres apanhado na curva. Porque o álcool é lixado, porque as drogas estão sempre por perto, porque há mulheres que não nos largam a cueca, porque há mulheres que não nos ligam puto e nós queremos a cueca delas, etc. e tal. Pode parecer machista da minha parte, mas a mente de um rapaz adolescente é assim mesmo! Copos, miúdas e futebol/inserir desporto aqui. 

Basicamente, a diferença entre ter um menino e uma menina é a diferença entre ensinar e aprender. Se for um menino, posso ensinar, com base na muita experiência que já trago enquanto homem. Claro que também vou aprender, como aprendo quase na base diária com os dois terroristas do andar de baixo. Mas não tanto como aprenderei se tiver uma menina. Há a C., filha de uns amigos com 3 aninhos, para me ensinar qualquer coisa. Certamente terei muito mais atenção a ela se me disserem que vou ter uma filha. Mas neste momento, eu sei ZERO! Eu não sei falar com uma menina bebé, como se verifica pelos sustos que prego à baby C. de vez em quando. Eu não sei lidar com meninas adolescentes, como se verificou na minha própria adolescência há 20 anos atrás. Hell... Até com mulheres feitas eu tenho dificuldade em lidar. E a T. certamente poderá testemunhar isso. Mas há um rol de mulheres, desde a minha mãe às minhas ex-namoradas, que poderão ratificar, por assim dizer, tudo o que de mal se possa dizer de mim no capítulo "Silent e as mulheres".

Temos que ensinar a criança a estudar. Tarefa tácita e unanimemente confiada à T. Eu sou inteligente, decorei o que precisei e fiz os estudos obrigatórios com uma perna às costas. Depois cheguei à Universidade e apercebi-me de que não sabia estudar. Foi o cabo dos trabalhos. Com mais dificuldade, tive que me render à única coisa que me safava. A memória. Inventei mnemónicas, Passei cadernos a limpo mil e uma vezes, para memorizar o que escrevia. Procurei lógicas no ilógico. Felizmente para mim, o meu curso é à base de cálculo. Quem compreende o cálculo, safa-se. E eu compreendia o cálculo. Quando gostava do prof ou da matéria. A T. não. O curso dela é 90% estudo. E ainda mais actualizações. Se o crianço for inteligente como eu sou, não desfazendo na inteligência da T. que é muita, eu sei que não vou ter problemas na escola. Porque ela me dá garantias de que ele vai saber estudar, de novo. A partir da primeira classe. E aí uma menina tinha vantagem, na teoria. A mente delas é mais vocacionada para o estudo. A deles... nem por isso. Claro que tenho os betinhos da minha terra para me provar o contrário, mas eles tiveram tudo para serem bem sucedidos no estudo. Os professores deles eram os all-star da escola, apenas porque eram filhos, familiares ou amigos dos familiares dos professores da escola. As turmas da escola basicamente eram assim: Turma A - filhos dos professores da turma B e seus BFF's, mais os putos que reprovavam mas que os pais tinham dinheiro. Turma B - filhos dos professores da Turma A e seus BFF's, mais os putos que reprovavam mas que os pais tinham dinheiro. Depois da C para baixo, eram diversas "camadas" de malta, consoante a influência que os pais tinham ou queriam ter na sociedade. Eu calhei na turma H. Tinha 14 repetentes no sétimo ano, alguns deles maiores de idade. Eu era o mais novo na turma e dos mais inteligentes. O que aconteceu? Aquilo que já vinha do ciclo. Não fui mais bullied (na altura não existia o termo... mas foi o que aconteceu), porque tinha os meus amigos do Basket (todos mais novos que eu...) para me defender, porque só eu contra muitos não dava. Mas nem sempre conseguia. Algumas vezes eles vieram levantar-me do chão, onde estava de borco depois das rodinhas e das fileiras que me faziam à porta da sala. Com os professores a ver, muitas vezes. Eu não quero isso para o meu filho... Ou para a minha filha. Mas é uma hipótese. Quase 50%-50% neste momento. É outra coisa que me aterroriza.

Ser pai não vai ser nada fácil. Acho que quando a criança nascer, já vou ter úlceras de tanto pensar nestes assuntos...

12 comments:

  1. Eheh, ser pai é a 'ciência' mais incerta que há!
    Mas verifico como meu filhote e com outros que existe uma verdade universal.
    Os meninos são mais agarrados à mamã, já as meninas são as princesinhas do papá :)

    ReplyDelete
  2. Aproveita o momento, não "sofras" por antecipação! :P Tenho a certeza que, seja menino ou menina, vais aprender e ensinar! Acima de tudo, vais experimentar o que de melhor eu penso que a vida pode ter... ser-se pai ou mãe. ;)

    Beijinho :

    ReplyDelete
  3. E a criança ainda não nasceu...

    Tem calma, Silent!! Pareces nervoso, ansioso... Calma! Vai correr tudo bem!!!

    ReplyDelete
  4. Mónica
    Olha que disseste tudo na tua primeira frase. É a ciência mais incerta!

    Margarida
    Estou a aproveitar. Sofrer por antecipação é um erro. Mas não podia deixar de partilhar as minhas inquietudes!

    Agridoce
    Nervoso, só porque ainda faltam 6 meses em que algo pode correr mal. De resto ando calmo, por acaso. E eu SEI que vai correr tudo bem! :D

    ReplyDelete
  5. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Have a nice journey!
    <3

    ReplyDelete
  6. Obrigado Mironinha :)
    Sabes que te vou mandar emails com perguntas não sabes? :p

    ReplyDelete
  7. Claro que podes... e deves! Não foi isso que eu quis dizer! De qualquer forma, o importante é que corra tudo pelo melhor!

    Bom resto de tarde!

    ReplyDelete
  8. Margarida
    É continuar como até agora, então. E eu percebi o que quiseste dizer. A vossa opinião é que é muito MUITO importante pra mim!

    ReplyDelete



  9. Silent, compreendo tão bem estas tuas inquietudes. Por aqui andamos nos treinos à espera da cegonha, mas todas estas dúvidas ja começam a assaltar-me a mente. Acho que é perfeitamente normal em pais de primeira viagem. Mas tenho a certeza de que tu e a T. hão-de fazer o vosso melhor na educação do/a júnior :)

    E olha que também podes fazer desporto com as meninas. Eu sempre adorei futebol, joguei entre os 12 e os 16 anos lá na terra, e não o fiz antes porque não havia equipas. Para além disso era a grande companheira do meu papi no seu desporto favorito: a pesca. E olha que nao havia cá psp, nem tablets para me entreter. Era mesmo preparar as minhocas para isco, e os fios da minha cana cor de rosa, e o baldinho para os peixinhos que apanhava, e fazíamos concursos para ver quem pescava mais (o meu pai punha sempre peixes no meu balde lol), e comíamos "punhetas de bacalhau" lolol (sabes o que é?) e gelados gigantes e o meu pai escolhia sempre um molho junto à praia para me deixar dar uns mergulhos, e íamos/vínhamos de comboio e era tão bom!!! Também participávamos em passeios de bicicleta, e o meu pai comprou-me uma Sega Saturn com 1 jogo de futebol e outro de porrada e ensinou-me carpintaria, e a pintar paredes e a cozinhar, e a desenmerdar-me sozinha em qualquer situação e foi muito bem sucedido. E sobretudo ensinou-me a dar-me ao respeito, a respeitar toda a gente e a nunca me sentir inferior a homem nenhum (em todos os sentidos). Fomos sempre tão felizes!!! :) E ainda hoje, apesar da distância enorme, somos tão companheiros!!

    (Ai, desculpa o testamento, deixei-me levar pela emoção. Já são as saudades a dar cabo de mim e ansiedade pré-ferias em Portugal)

    Portanto, o que eu queria mesmo dizer é que tu serás com certeza um bom pai, de um menino ou de uma menina. Cada um terá as suas delícias e as suas arreliações, mas os teus valores (e da T. claro) transmitidos será o mais importante.

    Agora, relaxa, sim???? :)

    ReplyDelete
  10. Madame Pi
    É precisamente isso que vou fazer. Obrigado pelas tuas palavras. Ficaste aqui, ó... <3

    ReplyDelete
  11. Ai homem, relaxa e go with the flow...um dia de cada vez e não penses na educação que lhe vais dar qd for adolescente; até lá terás muito cócó para limpar e sopas para fazer. Gozem todos os minutos!

    Parabéns aos dois. :)

    ReplyDelete
  12. Pseudo (que saudades!)
    É isso mesmo que tento fazer. Não é fácil e com o passar do tempo a tendência é para piorar. Valem pessoas como tu que volta e meia nos puxam para a realidade!
    Obrigado :)

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...