2014/07/17

A temática da quinta. HELP!

Depois do pedido e do sim, a questão mais importante é "Onde é que vamos casar?" Quando voltámos de férias, eu e a T. tivemos uma semana dos diabos por isso no sábado fomos tomar o pequeno almoço fora para respirar um pouco de ar puro. E começámos a falar de datas. Decidimo-nos por duas, sendo que uma delas seria um plano de contingência porque ambos preferimos a primeira.

E pôs-se a questão... Onde? Ela é da Margem Norte e eu sou da Margem Sul. Os meus amigos são de Lisboa e os dela da Margem Sul. Estava aqui uma logística complicada... O primeiro sítio em que pensei foi o Convento do Beato, por ser em Lisboa, por ser bonito e por ser uma zona que pessoalmente me dizia qualquer coisa. Ainda nesse dia, metemos a ideia de parte. Só podíamos casar lá se fizéssemos lá o copo de água e, apesar de ser um sítio pra lá de maravilhoso, não queríamos. Começámos, então, a ver quintas, tanto na Margem Norte como na Margem Sul.

Havia duas premissas que tinham que ser correspondidas. Tinha que ter relva com fartura, para os putos (que vão ser mais de 10) poderem correr à vontade e não podia ser uma tenda, porque eu não gosto de tendas para o copo de água. E depois não podia ter más referências na net e não podia ser extremamente longe da igreja do casamento. Passámos o Sábado à tarde nisto. Começámos com uma escolha de 6 quintas. Só 4 tinham a nossa data disponível. 1 na margem Norte e 3 na Margem Sul. A da Margem Norte íamos ver no dia seguinte e as 3 da Margem Sul no fim de semana seguinte.

No domingo, lá fomos para a Aldeia do Juso (Cascais) ver a quinta. Linda, espectacular, cheia de relvas, sombras e pouffes e sofás e tudo o que sempre imaginámos. A sala grande, cheia de truques e de coisinhas a pensar nos noivos e nos convidados. Menu fraquito mas cheio de extras. E caro. Mas saímos de lá extasiados. Passámos uma semana a comentar que ia ser difícil "destronar" aquela quinta. Entretanto arranjámos mais duas para visitar, uma na Margem Norte e outra na Margem Sul e uma das quintas não respondeu aos nossos pedidos de visita. Resultado, tínhamos 3 quintas para visitar no sábado e uma no domingo.

9 da manhã de sábado, estávamos à porta de uma quinta, nos arredores do Montijo. Mais pequena, mais simpática, menos elitista, mais "honesta", com um menu melhor e MUITO mais barato, com mais flexibilidade no próprio menu, com uma sala pequena mas acolhedora, com poucas sombras mas passível de se arranjar, com um quarto para a noite de núpcias e 4 quartos para convidados... Melhor que a outra. 11 horas, estávamos à porta de outra quinta, no Poceirão. Esta não tinha vaga mas tinha tão boas referências e o senhor era tão simpático que sim, lá fomos. E a quinta é realmente linda. Com uma vista do camandro, detalhes muito interessantes, bons menus a preços razoáveis, mais caros que no Montijo mas mais baratos que em Cascais, uma apresentação magnífica mas menos oferta. Não foi UAU. Mas compreendemos o motivo de tão boas referências. 14 horas, depois de almoçarmos duas sandes e dois sumos por 21,50€ (momento FODA-SE do dia), estávamos a ver uma quinta em Sintra. Já lá tinha estado. Foi a única chance que dei a uma quinta com tenda. Não era de todo o que nós queríamos mas pareceu-me ter o melhor menu de todos, apesar de ser muito caro. Foi logo chumbada.

Domingo só tínhamos uma visita às 10 em Palmela, numa quinta aconselhada por uma colega de trabalho que casou lá, pelo que pegámos na sogra e lá fomos nós. A T. ia completamente sem fé, depois das quintas fantásticas que já tínhamos chumbado. Eu ia céptico, mas meio na brincadeira disse-lhe que esse é que era o espírito, porque se a quinta fosse boa a surpresa era ainda melhor. E a quinta era MUITO boa. Tem de longe a melhor vista, é de caras a mais bonita e tem um menu perfeito exactamente como nós queremos. Mas é tão cara como a quinta de Cascais e tem imensas escadas, que são um perigo para convidados e (especialmente) crianças. Ainda vacilámos. Ficámos na dúvida entre a do Montijo e esta. Eram na nossa opinião as melhores quintas que visitámos. Têm ambas pontos contra e muitos pontos a favor. Depois começámos a fazer contas e a pesar os prós de uma e outra e optámos pela do Montijo. Na realidade, a questão das escadas é condição eliminatória, mais do que os 25€/pax de diferença. Se para irem brincar os putos têm uma escadaria para descer e para comer ou ir à casa de banho têm uma escadaria para subir, inevitavelmente a meio do dia íamos ter um puto a chorar porque caiu nas escadas. E nós não queremos isso. Se se esbardalhar todo na relva e chorar por isso, a coisa ainda passa. As dores ao fim de 10 minutos já não existem. Mas partir um braço ou uma perna porque caiu escada abaixo não é opção.

Agora eu pergunto... O que é que eu tenho que pedir, exigir, perguntar e informar no que à quinta diz respeito? Help please!

11 comments:

  1. As quintas são uma saga...
    Eu quando casei optei por me deslocar um pouco mais, e meia-hora de caminho para norte pagamos muito menos e fomos muitissimo bem servidos. Para além disso o espaço é fenomenal, muita relva, muita sombra, e um lago muito giro para o corte do bolo...
    Nenhum dos outros sitios que vimos, mesmo alguns cobrando o dobro por convidado, chegou sequer aos calcanhares desta...

    Desde já aproveito para vos desejar as maiores felicidades...

    ReplyDelete
  2. Ora bem!

    A jé nunca se casou mas já levou dois irmãos ao altar pelo que deves ter em conta as seguintes coisas:

    -Menu:
    Pede todas as degustações possíveis e tentar ir à quinta num dia de casamento. Eles vão dizer que não mas vai ajudar muito a veres a dinâmica de trabalho e o aspecto que as coisas têm quando se está a trabalhar (muitas vezes, descamba..).

    -Se puderes, trata tu das bebidas. Os vinhos e as espirituosas (pra bebedeira). As quintas inflacionam isso que é um escândalo e tu na makro abasteces tudo a metade do preço.

    -Põe um mapinha da quinta nos convites. Assim uma coisa aparte do convite mas que ajude a localizar. os convidados adoram e um jeitoso dos pc´s faz isso duma maneira gira.

    -Deixem bem claro o que querem, quando, em que momentos e mostrem que estão certos disto, apesar de as sugestões deles serem sempre bem vindas.

    -Regra de ouro: tratem muito bem os empregados da quinta. Há muita gente que pensa que pode ir para os casamentos armados em merdosos mas a única coisa que vão conseguir é serem mal servidos e com razão. Não digo que tu e a tua senhora sejam mal educados, mas parte de vocês o tipo de festa que será....fiz-me entender? Não quero ser mal interpretada nisto...

    Espero ter ajudado :)

    ReplyDelete
  3. Olha, ouve ali a Ellie que ela sabe do que fala... :)

    Aquilo de tratar bem e ser simpático com o pessoal e ter muuuita calma é mesmo importante. Às vezes os noivos estão mt nervosos e salta-lhes a tampa por qualquer coisita. Não pode ser! Põe o pessoal mal disposto e ninguém ganha nada com isso. O que eu vos posso dizer é que se divirtam muito e estejam descontraídos. Se vocês se divertirem os restantes convidados tb se divertem. (E eu penso nos casamentos a que fui e não me lembro do que comi ou deixei de comer, se a comida estava quente ou morna - no fundo nos casamentos come-se quase sempre a mesma coisa, mas lembro-me de todos da disposição dos noivos.) Noivos animados, divertimento garantido! E não andes com mil olhos à procura de toda e qualquer merdinha. Se procuras vais encontrar... A palavra de ordem é mesmo simplificar e descomplicar! Se tiveres de fechar os olhos a alguma coisa, que assim seja. Não vale mesmo a pena fazer uma tempestade num copo de água (nunca esta expressão fez tanto sentido...)

    ReplyDelete
  4. Tímido, Ellie e Nê Mê
    Epá muito obrigado. Eu, drama queen me confesso, mas prometo ter calma e tentar não me passar à primeira!

    ReplyDelete
  5. Nunca me casei, mas isso parece ser uma grande aventura. Boa sorte!

    ReplyDelete
  6. Joana
    Casar está a ser uma aventura... E ainda agora começou! :)

    ReplyDelete
  7. Silent o meu pai em part time trabalha numa quinta que faz casamentos e em geral aqui os transmontanos gostam de menus com :

    -aperitivos( marisco, pasteis de chaves,empadas etc etc)
    -Sopas
    -Prato de carne e prato de peixe
    -buffet de sobremesas
    -bar aberto toda a festa
    Depois à noite:
    - churrascada (picanha,salsichas,frango,marisco)
    -Corte do bolo (acompanhado de fogo de artificio)
    e claro o caldo verde, e os churros no final da noite.

    A quinta deve ser espaçosa ter um bom salão e um bom jardim,nada de degraus (porque não queres que ninguém se esbardalhe, quando o álcool já anda mais depressa que as pernas)


    As temáticas variam sobre N coisas ,anjos,flores,as profissões dos noivos.

    Boa sorte Silent:D

    ReplyDelete
  8. AFA
    Aperiticos - check
    Prato de Peixe e Prato de Carne - check
    Buffet de Sobremesas - check, com o bónus de uma sobremesa à mesa também
    Bar aberto toda a festa - check, incluindo bar de caipirinhas
    Churrascada - Check na recepção. À noite, vai haver petiscada à alentejana
    Bolo com fogo de artifício - check
    Caldo verde - check
    Churros - Not check. Churros como os das feiras?
    Bom salão - Check
    Bom jardim - Amazing check
    Nada de degraus - check
    Temática escolhida - check

    Muito obrigado :)

    ReplyDelete
  9. Não sei a postura face às tradicionais fotos, mas uma coisa a considerares, se a quinta tiver espaço bonito para isso, que deve ter, tira-as lá e não numa outra paragem. E combina com eles de terem as entradas servidas perto do sítio onde as fotos estão a ser tiradas. Anula o sentimento de seca para os convidados, e com bebida e comida o pessoal entra logo em espirito de festa.

    ReplyDelete
  10. Como moro perto de Espanha, é típico servir churros muito fininhos com uma taça de chocolate quente, ao final da noite :)

    ReplyDelete
  11. Mary
    Já está o plano feito. Tira-se uma foto de grupo à porta da igreja, para aproveitar a maravilhosa vista para o mar e para Lisboa. Depois quinta e na primeira meia hora vamos comer e conversar com as pessoas. E beber uma caipirinha. Depois de alimentados venham de lá essas fotos todas num dos milhentos sítios bonitos que a quinta tem. Aliás, estamos desconfiados que vamos andar para trás e para a frente a tirar fotos com a malta...

    AFA
    Tradições... :) Essa não a conhecia. Eu acho que vou pedir para à ceia estar alguém a fazer crepes, que é uma coisa que eu adoro!

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...