2014/11/13

Com coisas destas, como é que eu não fico envergonhado do meu país?



Há três altos quadros da administração pública entre os 11 detidos, esta quinta-feira, no âmbito de uma investigação a alegados crimes cometidos na concessão de vistos "gold" ou dourados. São eles o director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Palos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, que antes deste cargo trabalhava no Instituto de Registos e Notariado.

De acordo com a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, estas 11 pessoas foram detidas "pela presumível prática dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências e peculato". Além dos três altos quadros da administração pública, há vários funcionários Instituto dos Registos e Notariado e cidadãos chineses. A operação conduzida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e pela Polícia Judiciária decorre em vários pontos do país. Cerca de 200 investigadores participaram em cerca de 60 buscas, na grande Lisboa e na região Centro. A operação teve como alvo instituições públicas, casas e escritórios. Em causa está a mesma investigação que tinha sido notícia em Junho. Trata-se de um inquérito conduzido pelo DCIAP, que já leva cerca de ano e meio e que tem como alvo suspeitas de corrupção na atribuição de vistos "gold" a estrangeiros extracomunitários. 



2 comments:

  1. Não me espanto se daqui há alguns dias (e aí a vergonha ainda é maior), a notícia seja com a manchete “a culpa morre solteira”... enfim!

    ReplyDelete
  2. Nina Nininha
    Já vamos em quatro ministros, por isso nõa me parece que isso vá acontecer!

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...