2014/10/22

Vinha eu no carro...

A caminho do almoço, quando numa viagem de quinze minutos aconteceram duas das coisas que mais me irritam na estrada. 

1 - Estava a tentar entrar numa via rápida quando um carro veio de trás a acelerar, a fazer máximos e pisca para a direita para entrar (ou no caso dele para sair) primeiro que eu. E depois travou quase a fundo e ficou a passo de caracol, a impedir que eu andasse a uma velocidade aceitável. Será que o condutor (macho ou fêmea, é indiferente...) sabe que o que, para ele, é uma saída de uma via rápida, para mim que entro na mesma via rápida é uma faixa de ACELERAÇÃO? Para depois, quando entrar na dita via rápida, incomodar o mínimo possível os restantes condutores que não têm culpa nenhuma que idiotas como aquele (macho ou fêmea, indiferente novamente...) tenham tirado a carta em Cú de Judas à Esquerda e não façam ideia do que significam as regras de trânsito.

2 - Na dita via rápida, que tem um limite de 100 à hora, vai uma abécula a 70km/h na faixa do meio com a faixa da direita vazia. Quando vou para casa, costumo ir a 90km/h ou na faixa do meio ou na da direita, a assistir ao pessoal a 100 e muitos na faixa da esquerda. Neste caso, vou na faixa do meio, porque ultrapassei um senhor há coisa de 200 metros. O que é que eu faço? Mudo para a faixa da direita e ultrapasso o tipo a 90km/h e caso haja algum polícia mais escrupuloso, arriscando uma multa? Acelero dos 70km/h que sou obrigado a andar pela abécula da frente e meto-me na faixa da esquerda, prejudicando o condutor que vai na faixa da esquerda acima do limite de velocidade porque é obrigado a desacelerar uma vez que eu tenho tempo para mudar de faixa em segurança mas não tenho tempo para me meter na faixa, ultrapassar e voltar à dita faixa do meio sem obrigar o senhor que vem em transgressão mas que pode estar com pressa para algo (não faço julgamentos) a desacelerar? Ou aguento a bomboca e vou a 70km/h enquanto o condutor do carro da frente quiser ir a pastar na faixa do meio?

Não sou o melhor condutor do mundo. Tenho acidentes em que tive culpa para o comprovar. Mas há coisas que eu não gosto de fazer e uma delas é prejudicar os outros condutores. Quando posso, cedo. Mas também não tenho muita paciência e para aturar os passeios dos outros, não contem comigo. A T. inclusive diz que eu ao volante não tenho paciência nenhuma e é verdade. Não tenho. Especialmente para parvoíces. E para fogareiros também não, especialmente aqueles que têm a mania que a estrada é deles. Para esses tenho inclusivamente tolerância zero. Mas isso dá outro post.

4 comments:

  1. Ao ler o texto comecei a rever mentalmente o meu “tormento” diário pós-laboral. Na hora de almoço ou depois da 18h30, todos os abéculas pegam no seu belo carrito para castigo dos restantes condutores “normais” :)C'est la vie ... alguém tem de servir de inspiração para os posts nos blogues :D

    ReplyDelete
  2. Segunda circular?
    Olha, e os engenheiros que tão bem pensaram entradas com saídas a menos de cinquenta metros umas das outras? Isso é que foi de génio!

    ReplyDelete
  3. Este tipo de condutores devem ser os mesmos que não fazem piscas, só pode!!

    ReplyDelete
  4. Nina Nininha
    Não me conformo... Simplesmente não me conformo pá!

    Linda Porca
    Pior, IC19! É uma dessas estradas...

    Margarida
    Ou isso ou são aqueles que ao domingo vestem o fato de treino e calçam o chinelo com soquete branco e vão para o Shopping :p

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...