2016/11/03

Mais uma estrela num céu já de si composto

Eu tenho um primo com 24 anos no último ano de Medicina. Esse meu primo "enclausura-se" em casa duas vezes por ano, na altura dos exames. No final do 6º ano de Medicina, enclausura-se uma última vez para estudar para o exame final, aquele em que escolhe a especialidade. E não sai da clausura. A 15 dias do exame, o corpo dele falha e, durante o sono, o meu primo tem uma Paragem Cárdio-Respiratória fatal.

À pergunta porquê, responde a autópsia com um "Inconclusivo" que nos martela a cabeça e nos deixa ainda mais indignados. Não há causa física para um miúdo de 24 anos que não fuma, não se mete em drogas, bebe socialmente e passa a vida em viagens a sítios recônditos com os amigos a fim de fazer voluntariado (e divertir-se nos entretantos) a salvar vidas, morrer de repente. Que tinha aquele sentido de humor sarcástico e negro que eu tanto adoro e já não o vou poder ouvir. Que na palavra dos amigos dele era o motor das noitadas de estudo e que estava sempre pronto para ajudar em alguma coisa e já não vai poder fazê-lo. Que deixa uma namorada também ela finalista de medicina num caco.

Não há culpa, no meio disto tudo. Nem eu a procuro. Mas há muita indignação. Muito desconhecimento. Muita surpresa. E muito choro. Ontem, aos 35 anos de vida, chorei pela primeira vez num funeral. Já enterrei 3 avós, um padrinho e alguns amigos. Mas só neste verti (muitas) lágrimas, pela injustiça. E caso pudesse, ele ia escolher Psiquiatria. Não me admira, antes faz todo o sentido, olhando para a personalidade, o humor e a paciência para a família que ele tinha. Perdeu-se um excelente Psiquiatra. E o céu ganhou uma estrela mais brilhante.

Medicina não pára...

12 comments:

  1. Não há nada, absolutamente nada, que eu ou qualquer outra pessoa, neste momento e em todos os próximos, te possa dizer que te console de tamanha dor. Agarra-te à última frase que escreveste, chora tudo o que tiveres que chorar. E recebe um abraço meu.

    ReplyDelete
  2. E outro daqui, porque não há mesmo nada que te possa dizer... :(

    ReplyDelete
  3. Infelizmente sei o que isso é...já perdi pessoas bem próximas e de tenras idades. Ficamos sem chão quando isso nos acontece, a morte é algo que nos assusta quando assim nos bate à porta e faz com que fiquemos parados a reflectir e a fazer perguntas infindáveis sobre a mesma. Mas no meio disto tudo nunca te esqueças, a vida não é triste, a vida tem apenas dias tristes e estes dias serão assim...

    Beijo e um abraço.

    ReplyDelete
  4. A vida tem mistérios insondáveis e mortes assim são apenas um desses mistérios, lamento a tua perda.

    Beijinho, Silent

    ReplyDelete
  5. Damn.... até me vieram as lágrimas aos olhos. Impossível passar despercebido. Um abraço

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...