2014/04/24

A nula

A nula é uma senhora prestes a entrar nos seus 50 anos, que trabalha na minha equipa. Trabalha é um bocado eufemismo, que a senhora gosta mais de laréu, conversa e Facebook. Mas pronto. É assim.

A senhora mora na Margem Sul, portanto levanta-se às 6 da manhã para estar no trabalho todos os dias antes das 8. Faz sentido, com o trânsito e coiso. Mas isso dá-lhe cabo dos nervos. Conduzir. Para o trabalho. Por isso, assim que chega, mete dois calmantes para o bucho, assim pumba já está.

A senhora fuma. Camel dos normais. Fuma bastante, por isso passar mais de meia hora sentadinha no seu lugar é raro. As pausas para o tabaco têm que ser feitas. Parece que a acalma. Os calmantes que toma logo às 8 da manhã não chegam.

A senhora bebe 4 cafés por dia. Um em casa, antes de sair, com o pequeno almoço. Outro assim que chega ao trabalho, ainda antes das oito. Um às 9, antes da cafetaria fechar. E outro à hora do almoço. Não bebe mais que isso senão fica enervada e depois tem que tomar calmantes. Ou fumar mais meio maço.

A senhora tem dois filhos. Um deles acabou de fazer 18 anos e o outro tem 16. Os meninos não podem ter chave de casa porque são irresponsáveis, não podem sair à noite porque é perigoso, não podem passear na rua com os amigos porque estão sempre a fazer asneiras... E telefona-lhes TODOS OS DIAS para os acordar para irem para a escola. Aos gritos. E depois vai tomar o café e fumar dois cigarros.

A senhora tem UMA tarefa para fazer todos os meses. Que demora 20 minutos, mais ou menos. Tem que a fazer duas vezes por mês, Faz a tarefa há 4 anos. Tem um manual para a ajudar. E se alguém lhe rouba o manual, a nula não sabe fazer o trabalho sozinha.

Ontem, uma colega veio pedir-me um cigarro. Eu deixei de fumar, mas não anunciei ao mundo, a colega não sabia. Eu disse à colega que já não fumava, ela pediu-me desculpa e pediu um cigarro à nula. Dez minutos depois, a nula ainda não lhe tinha dado o cigarro, mas já tinha falado dos filhos dela, do Gabriel García Marquez que morreu a semana passada, do Augustus que morreu no Domingo e de mais um tema ou dois que eu não ouvi (porque gosto de trabalhar de fones para não ser incomodado...).

Eu não digo que podia trabalhar com pessoas normais? Podia. Não acontece. Não confere...

10 comments:

  1. Dessas nulas há em todo lado (infelizmente).
    E depois há quem queira trabalhar e não há vagas, porque como ela e como outros tais (de 20 e poucos anos) em vez de aproveitarem o trabalho que têm e trabalharem...não! passam o dia no facebook! Ai que isso me tira dos nervos tira!

    E é o portugal que temos!

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Às vezes tb uso os auscultadores, mesmo sem que esteja a ouvir nada, só para fingir que não as ouço. Well, sobretudo para fingir que não ouço uma delas, em particular. Não deixo de a ouvir mas, assim, não espera que eu faça nenhum comentário...

    ReplyDelete
  3. Fiquei sem perceber se o meu comentário foi recebido. Vou, então,repetir, correndo o risco de...me repetir...: dizia eu que muitas vezes tb uso os auscultadores, mesmo sem que esteja a ouvir nada, só para fingir que não a ouço a ela, uma colega em particular que deve ser parecida com essa que tens aí. Ou seja, não deixo de a ouvir mas, ao menos, ela não espera nenhuma reacção da minha parte.

    ReplyDelete
  4. Silent, já trabalhei com uma assim, pela minha experiência só posso dizer que são muito perigosas quando o posto delas começa a ficar em risco (sim porque elas não têm trabalho, apenas posto).

    ReplyDelete
  5. Se queres o meu conselho, mantém os fones nos ouvidos o maior tempo possível! Realmente as pessoas ficam tolas no ambiente de trabalho...

    ReplyDelete
  6. Oh pá tenho tanto medo de acabar assim: a calmantes, cafés e cigarros. Não devo ficar longe disso, não AHAHAHAH

    ReplyDelete
  7. Viagem Doce Viagem
    Infelizmente tens toda a razão e neste momento que olho para trás e a vejo no Facebook penso que pessoas como tu poderiam estar no lugar dela a fazer algum trabalho real.

    Espiga
    Os comentários são moderados pelo que não ficam disponíveis logo no momento. Phones para mim são indispensáveis. Sem música não consigo funcionar, mesmo. Especialmente com conversas idiotas ao meu lado...

    Maria
    Sim, ela é perigosa. Mas não é a mais perigosa, porque não deve muito à inteligência.

    Jude
    Só não uso mais porque não posso mesmo...

    Madame Pi
    Esperemos que não mesmo!

    ReplyDelete
  8. Eu podia falar de alguns colegas de trabalho, mas nunca mais saía daqui!

    ReplyDelete
  9. Lois
    Pensando bem, acho que tens razão!

    FME
    De filme de terror, mesmo...

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...