2014/03/18

Que grande lata!

Não escondo de ninguém que sou benfiquista. Sócio. Já tive lugar cativo dois anos seguidos. E sou dos empedernidos. Dos que procuro uma justificação para os males que não passe por expulsar o treinador se perdermos dois jogos de seguida. Orgulho-me de saber ver futebol e de não ter palas nos olhos. Gosto de ver o Sporting a jogar e espero que ganhe os jogos todos excepto aqueles contra o meu Benfica. Gosto de ver o Porto a jogar e torço por eles (apenas, confesso) nas competições europeias. Aprecio o humor do Pinto da Costa e respeito a pessoa, mas abomino o presidente do clube. Gosto do Bruno de Carvalho porque está a ser uma pedrada no pantanal charco que é o futebol português. Gosto mais do BdC do que do Orelhas Luís Filipe Vieira cidadão, inclusivamente. Mas gosto do trabalho do Presidente Vieira e da sua defesa ao clube.

Posto isto... Vamos ao post em si. O vizinho de baixo é portista. Hoje de manhã ao dirigir-me para o trabalho saí ao mesmo tempo que ele de casa. E desenrolou-se um diálogo.

"Hã, ontem lá ganharam" (O Benfica ganhou 4-2, mas eu não vi o jogo nem sequer ouvi o relato todo.)
"É verdade. Grande Garay. E parece que apesar dos outros moços terem marcado dois golos, o resultado podia e devia ter sido mais desnivelado"
"É. O Nacional parecia o Sporting e o Benfica parecia o Porto. Mandou uma bola ao barrote contra os lagartos e teve mais umas chances... Mas o Proença nesse jogo estava inspirado."

Fiquei sem palavras. Apeteceu-me fazer rewind a 30 segundos e recomeçar do início, para em vez de responder aquela frase dizer: "Epá, desculpa lá... Esqueci-me de fazer xixi e tou à rasca, vou voltar para trás." ou algo do estilo. Não é pela pessoa, por quem não nutro qualquer sentimento positivo mas também não desgosto de todo. É pelo portista que só vê azul, que fica raivoso quando vê outra cor como os touros quando vêem o vermelho. É pelo facciosismo. Por só verem para um lado. Isso deixa-me triste. Porque o futebol está podre e pessoas assim são a maior doença de todas. Podem ser (e às vezes são) excelentes profissionais nas suas áreas e bons pais de família, mas não são adeptos de futebol, nem sequer do clube que supostamente suportam.

8 comments:

  1. No jogo do Sporting com o porto ouvi o relato na primeira parte e vi o jogo na segunda, e do que vi e ouvi (corrijam-me se estiver a ver verde a mais), o Sporting foi claramente superior ao porto, que só levou perigo ao Patricio umas duas ou três vezes no jogo todo. E oh, abençoado Quaresma...

    ReplyDelete
  2. Eu ouvi o jogo todo e pareceu-me que a primeira parte foi taco a taco mas com o Porto a ter as melhores ocasiões e na segunda só deu verde...

    ReplyDelete
  3. Se morasses aqui no Porto enlouquecias... :) Por aqui o FCP não é um clube. É uma religião. (Não é por acaso que chamam Papa ao PC. É mesmo!...)

    ReplyDelete
  4. Espero que tenhas a noção que a estupidez no futebol é transversal e não apenas apanágio do teu vizinho!

    ReplyDelete
  5. NM
    Eu já namorei com uma moça do Porto... Tenho bons amigos no Porto também... E não me apercebi de grande coisa, por acaso!

    Juanita
    A estupidez é transversal e não apenas apanágio do futebol. MAs há poucas coisas que dêem mais azo a estupidez que futebol e dinheiro!

    ReplyDelete
  6. A NM tem razão, sou benfiquista, não porque alguém na família o fosse mas porque assim me defini em criança e continuo a apoiar os vermelhos (numa terra de azuis).
    A minha percepção é que quando se fala de futebol a maioria dos homens (e algumas mulheres) tornam-se irracionais, o cérebro fica afectado e só sai asneira...

    ReplyDelete
  7. Eu acho lindo ouvir portistas a queixar-se de arbitragem. Com o passado recente, só daqui a uns bons anos, e é preciso que durante estes as coisas mudem, é que se podem pronunciar sobre o assunto.

    ReplyDelete
  8. Maria
    Tal como respondi à Juanita, não é um fenómeno exclusivo do Porto nem do futebol no geral. Mas bola é algo que tem tendência a potenciar o caso!

    CM
    Nisso estou completamente de acordo contigo. O árbitro errou? Epá tá bem. Ainda me lembro dos jogos nos anos 90 em que éramos nós (Benfica) que dizíamos que éramos roubados mas afinal a culpa era dos sapateiros que tínhamos na equipa supostamente de futebol. Sejam treinadores sejam jogadores...

    ReplyDelete

Eu quero ouvir-te...